23 dezembro 2011

Solidariedade - Doutores da alegria

Émile Durkeim (1858-1917) integra o grupo de cientistas sociais considerados fundadores da sociologia. Em 1893 ele publicou sua tese de doutoramento, intitulada “De la Division du Travail Social”, estudo em que aborda a interação social entre os indivíduos que integram uma coletividade maior: a sociedade.
Da perspectiva sociológica de Durkeim, uma sociedade só é possível existir a partir de um determinado grau de consenso entre os indivíduos e bem como a própria coesão social. No entanto, esta coesão baseia-se no acordo comum entre os indivíduos e que ele designa de “solidariedade”.
O ‘Doutores da Alegria’ é um grupo mobilizado, a partir da sociedade civil que integra, para levar humor, arte profissionalizada, acervo de conhecimentos e muita alegria para crianças internadas em hospitais, bem como aos seus familiares e às equipes de saúde. Esta organização conta também com um centro de estudos e uma eficaz gestão e obtenção de recursos.
Esta ONG – Organização não Governamental – não visa a captação de lucros, mas sim levar conforto e pílulas de felicidade ao público infantil enfermo. Seus integrantes têm como meta incentivar vivências divertidas para que esta camada da sociedade possa, mesmo a partir do desequilíbrio orgânico, instaurar em suas vidas uma interação salutar com as outras pessoas.
Oração
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor,
Onde houver ofensa , que eu leve o perdão,
Onde houver discórdia, que eu leve a união,
Onde houver dúvida, que eu leve a fé,
Onde houver erro, que eu leve a verdade,
Onde houver desespero, que eu leve a esperança,
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria,
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido,
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe
é perdoando que se é perdoado
e é morrendo que se nasce para a vida eterna...

Sem comentários:

Enviar um comentário

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR!

Todos comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que tem relação com o assunto do post.