13 outubro 2011

G

Grupo Grupo quer dizer um conjunto de pessoas que apresentam o mesmo comportamento e a mesma atitude com um objectivo comum que condiciona a coesão de seus membros. Exemplo: uma orquestra, um grupo de trabalho, um grupo religioso etc. Mas dentro da palavra Grupo, ainda encontramos várias outras definições, como exemplo o grupo de pessoas que se juntam apenas para discutir e realizar coisas em comum, por exemplo: adolescentes numa discoteca, grupo de alunos etc. Grupo Social É um grupo de pessoas que se comunicam entre si directamente, mas mantendo suas individualidades, costumes e crenças. Para que haja um grupo social bastam duas condições indispensáveis: 1) a existência de uma interação entre os membros do grupo de maneira que a ação de cada um sirva de estímulo ao comportamento do outro; 2) a existência de uma estrutura, isto é, um quadro social estável por exemplo: a família. A classificação mais comum põe em oposição o grupo primário, definido como um grupo de pessoas que se comunicam entre si directamente (citado acima), de número restrito e constituído por acaso ou intencionalmente, e o grupo secundário, em que a as relações se fazem em parte por pessoas interpostas.
Grupo
Em psicologia, um grupo não é um mero somatório de pessoas, pois nesse caso referimo-nos a ajuntamentos ou a multidões. Deste modo, define-se grupo como uma «unidade social constituída por pessoas com papéis interdependentes orientadas para objectivos comuns e que regulam o seu comportamento por um conjunto de normas» estabelecidas pelos próprios elementos do grupo Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/1648818-psicologia-defini%C3%A7%C3%A3o-grupo-tipos-grupo/#ixzz1ae4NQmB4
Grupo
Em sociologia, um grupo é um sistema de relações sociais, de interacções recorrentes entre pessoas. Também pode ser definido como uma colecção de várias pessoas que compartilham certas características, interajam uns com os outros, aceitem direitos e obrigações como sócios do grupo e compartilhem uma identidade comum — para haver um grupo social, é preciso que os indivíduos se percebam de alguma forma afiliados ao grupo.
Enquanto um agregado incluir várias pessoas somente, um grupo, em sociologia, exibe coerência em um grau maior. Aspectos que os sócios no grupo podem compartilhar incluem interesses, valores, raízes étnicas ou linguísticas e parentesco. Já a diferença quanto a sociedade não é apenas quantitativa, ou seja, um grande grupo não é necessariamente uma sociedade; a sociedade deve ter aspectos não-essenciais ao grupo, como uma localização espacial, uma cultura auto-suficiente e um mecanismo de reprodução e renovação dos membros
Definição Seleccionada
Em psicologia e sociologia, um grupo são duas ou mais pessoas que estão mutuamente conectadas por relacionamentos sociais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR!

Todos comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que tem relação com o assunto do post.