06 novembro 2012

03 de Dezembro - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência


A 14 de Outubro de 1992, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas foi adotado o dia 3 de Dezembro como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Segundo estimativas da ONU, existem 625 milhões de pessoas com alguma deficiência (adquirida ou não), seja ela: física, auditiva, visual, intelectual, surdo cegueira (deficiência única), e/ou múltipla (união de duas ou mais deficiências) no mundo.
São 10% da população mundial.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho três pessoas por dia adquirem alguma deficiência. São vítimas dos mais de acidentes de trânsito ou trabalho, os acidentes de trânsito resultam de feridos com gravidade e consequências, que incluem: amputações, ferimentos cerebrais, paraplégicas (afeta os membros superiores) e quadriplegia (afeta os membros superiores e inferiores), igualmente os acidentes domésticos, deixando milhares de pessoas com deficiências permanentes.

Filmes Relacionados:

Surdez

O desenvolvimento completo de um indivíduo está muito relacionado com o desenvolvimento dos sistemas sensorial e perceptivo, pois é através desses sistemas que os estímulos ambientais são transmitidos ao indivíduo. Quando ocorre algum impedimento em um desses sistemas, o desenvolvimento do indivíduo pode vir a ser prejudicado devido à dificuldade de interagir com o ambiente.
No caso do deficiente auditivo, as suas características especiais (físicas, psicomotoras e cognitivas) estão associadas ao “início da surdez.
É importante o diagnóstico precoce da surdez, possível a partir do 5º mês de gestação, para que sejam proporcionados estímulos adequados para o completo desenvolvimento do indivíduo.

Filhos do Silêncio

Sinopse:
Baseado em um sucesso da Broadway, Filhos do Silêncio conta a vida de John Leeds, um professor de deficientes idealista e uma decidida moça surda, chamada Sarah. No início , Leeds vê Sarah como mais um desafio na sua carreira profissional, mas logo o relacionamento dos dois transforma-se em um romance tão passional, que rompe a barreira do silêncio que os separa
.

Ficha Técnica:
Título original: Children of a Lesser God
Gênero: Drama
Origem: Estados Unidos
Duração: 119 minutos
Direção: Randa Haines


                                     O Resto é Silêncio

Sinopse:
Totalmente interpretado por adolescentes surdos, o filme conta o encontro de Lucas, um rapaz solitário, com Clara, também surda.

Ficha Técnica:
Duração: 22 min
País: Brasil
Ano: 2003
Diretor: Paulo Halm

Deficiência Visual

A linguagem, a comunicação e as múltiplas formas de expressão cultural ou artística constituem-se de imagens e apelos visuais cada vez mais complexos e sofisticados.
Assim, necessidades decorrentes de limitações visuais não devem ser ignoradas, negligenciadas ou confundidas com concessões ou necessidades fictícias. Para que isso não ocorra, devemos ficar atentos em relação aos nossos conceitos, preconceitos, gestos, atitudes e posturas com abertura e disposição para rever as práticas convencionais, conhecer, reconhecer e aceitar as diferenças como desafios positivos e expressão natural das potencialidades humanas.
Desta forma, será possível criar, descobrir e reinventar estratégias e atividades pedagógicas condizentes com as necessidades gerais e específicas de todos e de cada um dos alunos. (extraído do site do Mec (Ministério de educação e cultura)




A cor do Paraíso

Trata-se do drama de um menino cego (o excelente Mohsen Ramezani), cego de verdade) rejeitado pelo pai.

Ficha Técnica:
Título Original: Rang-e Khoda
Gênero: Drama
País: Irã
Duração: 90 min.
Áudio: Dublado
Ano: 1999
Diretor: Majid Majidi


Trissomia 21

A síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. Geralmente a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. A síndrome de Down é geralmente identificada no nascimento.
http://neetrissomia.wordpress.com/3-definicao-de-trissomia-21/



O Guardião de memórias

Sinopse:
Em 1964, Dr. David Henry (Dermot Mulroney) separou sua filha de seu irmão gêmeo para esconder de sua esposa que a menina tinha Síndrome de Down. Entregando a garotinha aos cuidados de uma enfermeira (Emily Watson), Durante os próximos 25 anos, sua filha especial cresce e transforma-se numa bela moça, enquanto David assiste à derrocada da família que lhe restou...

Ficha Técnica:
Título Original: The Memory Keeper's Daughter
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Classificação etária: 10 anos
Duração: 88 minutos
Ano: 2008
Direção: Mick Jackson

Autismo

Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais:
* Inabilidade para interagir socialmente;
* Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos;
* Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental
http://www.autismo.com.br/index.php


Mozart e a Baleia
Sinopse
É a história de dois apaixonados, que não tem nada de loucos.
Ele é gênio da matemática e ela artista plástica.
Nesta história entre Isabelle e Donald o que os aproxima é também o que os separa!
Donald é um homem de bom coração, com uma paixão por aves e um talento sobre-humano para números.
Donald tem uma fixação por rotinas pré-estabelecidas, peculiar dessa síndrome.
Quando a bela Isabelle se junta ao grupo que ele lidera, a vida de Donald virar-se do avesso...
O amor e as disfunções ameaçam sabotar a felicidade.

Ficha Técnica:
Título original: Mozart and the Whale
Título (Brasil): Loucos de Amor
Realização: Petter Næss
Intérpretes: Josh Hartnett, Radha Mitchell, Gary Cole, Sheila Kelley, Erica Leerhsen, John Carroll Lynch, Nate Mooney, Rusty Schwimmer, Robert Wisdom, Allen Evangelista
Estados Unidos, 2005
Estreia: 24 de Agosto de 2006

Paralisia Cerebral

A Paralisia Cerebral (PC) consiste numa perturbação do controlo da postura e do movimento, em consequência de uma lesão que atinge o cérebro em período de desenvolvimento. É uma deficiência crónica, surgida precocemente, não sendo o resultado de doença progressiva reconhecida (Ellenberg & Nelson, 1981).
A lesão é estática e não progressiva. Não é uma entidade clínica bem definida, mas uma síndrome complexa, com formas diferentes de apresentação clínica e, em muitos casos, de etiologia múltipla. A PC pode também ser referida como uma alteração do desenvolvimento, uma disfunção neuro motora ou uma alteração motora desenvolvimental.

http://portal.ua.pt/thesaurus/default.asp?H1=2&H2=7&H3=1&H4=0&H5=0&num=586


Meu Pé esquerdo
Sinopse:
Filme lançado em 1989 e dirigido por Jim Sherida, é baseado na autobiografia do escritor e artista plástico Christy Brown. Christy nasceu com paralisia cerebral, o que fez com que ele tivesse limitações nos movimentos de boa parte de seu corpo, exceto em seu pé esquerdo.
Por causa da deficiência, durante um bom tempo, o pai de Christy, que pensava que o seu filho também tinha problemas mentais, o vê como um estorvo, uma dificuldade a mais em sua vida. Mas por outro lado, o personagem tem todo o amor e apoio de sua mãe e de seus irmãos, que os incentivam a vencer os obstáculos e buscar os seus ideais.

Ficha Técnica:
Ano de produção: Inglaterra/Irlanda, 1989
Duração/Gênero: 98 min., Drama
Direção de Jim Sheridan
Roteiro de Jim Sheridan, Shanne Connaughton e Christy Brown
Elenco: Daniel Day-Lewis, Brenda Fricker, Ray McNally, Alison Whelan,
Kirsten Sheridan, Declan Clogham, Eanna McLiam, Marie Conmee, Cyril Cusak






05 novembro 2012

Direitos das pessoas com deficiência


Direitos das pessoas com deficiência

O comprometimento de alguma função física ou mental, não implica de nenhuma forma estar privados da dignidade."
 Segundo a organização mundial da saúde, existem milhões de pessoas com deficiência grave,  e as que se apresentam com maior frequência são as auditivas, neuro motora, de linguagem, mental e visual.
As principais causas das deficiências declaradas se originam: com a sequela de uma doença, no nascimento, por acidente, por envelhecimento, por origem hereditária.
Infelizmente uma boa parte da população com deficiência não recebeu nenhum tipo de tratamento por não contar com seguro social ou porque não existe um tratamento seguro para a deficiência.

Direitos humanos das pessoas com alguma deficiência.

A Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência constitui um marco histórico na garantia e promoção dos direitos humanos de todos os cidadãos e em particular das Pessoas com Deficiência.
A adoção de uma Convenção sobre direitos humanos no início deste século resultou do consenso generalizado da comunidade internacional (Governos, ONG e cidadãos) sobre a necessidade de garantir efetivamente o respeito pela integridade, dignidade e liberdade individual das pessoas com deficiência e de reforçar a proibição da discriminação destes cidadãos através de leis, políticas e programas que atendam especificamente às suas características e promovam a sua participação na sociedade.

Quanto aos direitos das pessoas com deficiência,

Quem é uma pessoa com deficiência? São todas as pessoas que têm incapacidades duradouras físicas, mentais, intelectuais ou sensoriais, que em interação com várias barreiras podem impedir a sua plena e efetiva participação na sociedade em condições de igualdade com os outros.

Principais direitos:


Direitos Civis e Políticos

Igualdade e não discriminação
Direito à Vida
Reconhecimento igual perante a lei
Acesso à Justiça
Liberdade e segurança da pessoa
Prevenção contra a tortura ou tratamentos e penas cruéis, desumanos ou degradantes
Prevenção contra a exploração, a violência e o abuso
Proteção da integridade da pessoa
Liberdade de movimentação e nacionalidade
Vida independente e inclusão na comunidade
Mobilidade pessoal
Liberdade de expressão e de opinião e acesso à informação
Respeito à privacidade
Respeito pelo lar e pela família
Participação na vida política e pública


Direitos Económicos, Sociais e Culturais

Educação
Saúde
Habilitação e reabilitação
Trabalho e emprego
Padrão de vida e proteção social adequados
Participação na vida cultural e em recreação, lazer e desporto

http://www.inr.pt/content/1/830/convencao-sobre-os-direitos-das-pessoas-com-deficiencia-publicacao-oficial

Envelhecimento Ativo - RTP Play - RTP



Este Ano 2012, Ano Europeu do Envelhecimento Ativo, visa ressaltar a importância do contributo dos idosos para a sociedade e incentivar os responsáveis políticos e todas partes interessadas a tomarem medidas para criar as condições necessárias ao envelhecimento ativo e ao reforço da solidariedade entre as gerações.

O que se entende por envelhecimento ativo?

A noção de envelhecimento ativo refere-se à possibilidade de envelhecer com saúde e autonomia, continuando a participar plenamente na sociedade enquanto cidadão ativo. Independentemente da idade, todos podem continuar a desempenhar um papel na sociedade e a usufruir de uma boa qualidade de vida. O desafio consiste em aproveitar da melhor forma o enorme potencial que cada um conserva até ao fim da vida. O Ano Europeu 2012 visa promover o envelhecimento ativo em três domínios:

Emprego
Á medida que a esperança de vida aumenta em toda a Europa, a idade da reforma aumenta também, mas muitos receiam não conseguir manter o emprego ou não encontrar outro de forma a poderem usufruir de uma reforma decente. É necessário dar melhores perspetivas de emprego aos trabalhadores mais idosos.


Participação na sociedade
Sair do mercado de trabalho não significa ficar inativo. O contributo dos mais velhos para a sociedade é muitas vezes ignorado. De facto, esquecemos que são eles que cuidam frequentemente dos netos e até dos próprios pais ou do cônjuge, além de fazerem muitas vezes um trabalho de voluntariado. O Ano Europeu pretende assegurar um maior reconhecimento do contributo dos idosos para a sociedade e criar condições para lhes dar mais apoio.


Autonomia:
 A saúde deteriora-se muitas vezes com a idade, mas as consequências dessa deterioração podem ser atenuadas de muitas maneiras. Pequenas mudanças à nossa volta podem melhorar significativamente a vida das pessoas com deficiência ou problemas de saúde. O envelhecimento ativo significa também desenvolver a capacidade dos idosos para manter a autonomia o máximo de tempo possível.

http://europa.eu/ey2012/ey2012main.jsp?langId=pt&catId=971

NÓS de 15 Jan 2012 - RTP Play - RTP


17 julho 2012

Voluntariado




O trabalho voluntário é tão importante que tem legislação própria definido pela Lei 9.608/1998 como a «atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social.»

 Contudo, algum tempo atrás a grande maioria dos voluntários eram pessoas bem intencionadas e muitas vezes mal preparadas que encontravam no sentido livre da ação uma forma de envolvimento superficial.

Mais do que uma ação assistencialista, o trabalho voluntario é reconhecido como uma forma de desenvolvimento humano para aqueles que a praticam. O revolucionário
Che Guevara definiu de maneira singular a questão: “o voluntariado é uma escola de consciências”. Neste sentido compreende-se que este espaço é voltado para pessoas comprometidas e que estejam dispostas a se preparar para servir cada vez melhor.
Por isso mesmo são os profissionais quem mais podem contribuir para esta “consciência”. Quanto mais preparado for à pessoa, mais valores pode agregar a causa. Para Fábio Ribas, Doutor em psicologia social pela PUC de São Paulo: “Para trazer algo realmente novo, o voluntariado cidadão precisa articular a assistência indispensável à busca da cidadania emancipatória”.



http://renas.org.br/2012/01/30/o-voluntariado-e-uma-escola-de-consciencias/

16 julho 2012

Questões Sociais Emergentes


A Questão Social surgiu na Europa ocidental do Século XIX, designando o fenómeno de pobreza crescente entre os membros da classe operária.

 Ainda hoje, vivemos numa Sociedade Capitalista, onde os valores são medidos pelo montante de riquezas acumuladas, quem tem mais pode tudo, se preciso for, cria-se regras, abre-se precedentes.

No entanto, o governo tem mil e uma preocupações, mas em nenhuma delas traz claro e transparente o objetivo Social, tem muita demagogia, mas pouca ou nenhuma ações.

Isto, porque o Estado se encontra reduzido e enfraquecido e a sociedade desfacelada, problemas sociais como desemprego, má-distribuição de renda, fome, violência, sinalizam para o agravamento da crise social.

O pior tem sido o crescimento do desemprego, uma realidade que tem vindo a agravar-se.

Um aspecto importante no enquadramento da problemática está relacionado como bem-estar do indivíduo resultante da sua situação profissional perante o mercado de trabalho mas também do seu agregado familiar.

Lembrando que o salário em Portugal continua a ser mais baixo que nos restantes países europeus, e isto deve-se a mão-de-obra desqualificada.

Para contrariar a realidade desta situação, os níveis de escolaridade deverão ser melhorados, através da redução do abandono escolar precoce, frequência de formação especializada e melhoramento dos níveis de sucesso escolar.

Um chamamento para a responsabilidade social, na medida que, são os cidadãos que discutem, definem, arregaçam as mangas e partem para tentar resolver os problemas na sociedade.

14 julho 2012

Enfim Férias...

Simplesmente Viva a Vida
Oswaldo Montenegro


Faça uma lista de grandes amigos

Quem você mais via há dez anos atrás

Quantos você ainda vê todo dia

Quantos você já não encontra mais

Faça uma lista dos sonhos que tinha

Quantos você já desistiu de sonhar!

Quantos amores jurados pra sempre

Quantos você conseguiu preservar

Onde você ainda se reconhece

Na foto passada ou no espelho de agora

Hoje é do jeito que achou que seria?

Quantos amigos você jogou fora

Quantos mistérios que você sondava

Quantos você conseguiu entender

Quantos segredos que você guardava

Hoje são bobos ninguém quer saber

Quantas mentiras você condenava

Quantas você teve que cometer

Quantos defeitos sanados com o tempo

Eram o melhor que havia em você

Quantas canções que você não cantava

Hoje assobia pra sobreviver

Quantas pessoas que você amava

Hoje acredita que amam você

Faça uma lista de grandes amigos

Quem você mais via há dez anos atrás

Quantos você ainda vê todo dia

Quantos você já não encontra mais

Quantos segredos que você guardava

Hoje são bobos ninguém quer saber

Quantas pessoas que você amava

Hoje acredita que amam você

25 junho 2012

Relatório de Visita de estudo


No âmbito da unidade curricular, Metodologias e Técnicas de Educação, Gerais e Especiais ll. Orientada pela docente: Orquídea Campos, foi-nos proposto fazer uma visita ao Centro de Respostas Integradas (CRI), ao CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de risco) e Irmãs Passionistas de Santa Maria da Feira.

No domínio de intervenção do Educador Socioprofissional, as aprendizagens foram importantes no sentido de aprender sobre a importância do trabalho em grupo, em rede e as metodologias para operacionar a intervenção. Como:

Identificação dos métodos de trabalho e das condições de eficácia de uma organização que trabalha em rede,

Assim como, a identificação das cooperações chave e das respetivas contribuições para assegurar um trabalho em rede para atores de orientação educativa e profissional de uma instituição governamental ou não governamental.


Abordagens:

CRI (Centros de Respostas Integradas)
Os Centros de Respostas Integradas são estruturas locais de cariz operativo e de administração, referenciados a um território definido e dispondo de equipas técnicas especializadas multidisciplinares para as diversas áreas de missão dedicadas ao tratamento, prevenção, reinserção e redução de riscos e minimização de danos das toxicodependências e alcoolismo.
Objectivo da instituição:
Apoiar os toxicodependentes nas diversas modalidades do tratamento e na área de reinserção social.
Área de Intervenção:
    O Alcoolismo e a Toxicodependência
Área de intervenção no âmbito geográfico:
  • A nível regional, Santa Maria da Feira.
Serviços fornecidos pela instituição:
  • Acompanhamento na área da Toxicodependência.

*****

Relatório de observação
No âmbito da unidade curricular, Metodologias e Técnicas de Educação, Gerais e Especiais ll. Orientada pela docente: Orquídea Campos, foi-nos proposto fazer uma visita ao Centro de Respostas Integradas (CRI), localizado em Santa Maria da Feira. Esta visita foi realizada no dia 31 de Maio pelas 15 Horas, fomos recebidas por duas colaboradoras da instituição, uma técnica de serviços sociais, e uma psicóloga.
A Técnica de Serviços Socais, começou por abordar a forma como funciona o centro. Este serviço pertence ao Centro de Respostas Integradas (CRI), Porto Central da Regional do Norte, atualmente deixarão de ter a designação de (CRI), passando a usar o nome de Equipa de Tratamento Especializada (ETE).
Tem uma equipa especializada e multidisciplinar, que concentra o seu trabalho, na recuperação integral biopsicosocial dos utentes. Segundo a técnica de serviço social de inicio tratavam, essencialmente pessoas com problemas de drogas, e as suas famílias.
Posteriormente começaram a acolher e a encaminhar pessoas também ligadas ao álcool, uma vez que a sociedade, está em constante mudança. O Centro tenta acompanhar as necessidades.
Os utentes deste Centro chegam de várias formas: por vontade própria, acompanhados de familiares, encaminhados pelos médicos de família, escolas e rede social.

Este Centro aposta não só na reabilitação, como também na prevenção, quando solicitados pelas escolas dão formação nesse sentido.
O processo de reabilitação tem por objetivo criar hábitos de vida saudáveis, sendo depois encaminhados para as comunidades terapêuticas, dando continuidade ao processo, podendo o período de permanência ser estipulado pelo utente.
Nesta comunidade o processo é feito por fazes. Inicialmente começam por sair em grupo, depois passam para a fase seguinte, que consiste em receber a visita dos familiares, posteriormente vão de visita a casa, numa fase final os utentes são preparados para a reinserção de novo na sociedade, (esta é feita dentro da comunidade).
Este Centro expandiu as competências aos que tem problemas ligados ao álcool numa área de intervenção, abrangendo seis concelhos, Feira, Arouca, Vale de Cambra, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira e Espinho. Surgiu esta necessidade de dar resposta, porque os Centros de Saúde destas áreas encerraram, o apoio dado aos utentes encaminho-os para este Centro.
As pessoas que recorrem ao Centro são na sua maioria dependentes do álcool, as drogas lícitas superam a procura das drogas ilícitas. Existe procura de todas as faixas etárias, havendo uma incidência maior na faixa etária entre os 20 – 35 anos.
O centro participa em programas de prevenção e acções sensibilização a pedido das escolas, utilizando o método de dramatização, representados os problemas da juventude.
Nesta visita ficou explicito que para além do tratamento de reabilitação temos uma ferramenta muito importante que consiste na terapia familiar, para entender o que leva as pessoas a tornar-se dependentes.
O trabalho em equipa é fundamental.
                                                       As Drogas
A visita nos proporcionou a oportunidade de aprimorar conhecimentos referentes á Droga, que é talvez um dos problemas mais graves na sociedade de hoje em dia, já que existe uma enorme percentagem de adultos dependentes químicos e na frequência de adolescentes que caiem na tendência de experimentar, e mais tarde acabam mesmo numa situação de dependência muito complicada. Isto tem acontecido principalmente devido a todos os químicos viciantes que a droga possui na sua constituição, assim como a todos os efeitos que estas proporcionam a quem as ingere.
O que são drogas ou substâncias psicoativas?

Toda a substância que produza efeitos no organismo pode ser classificada como droga. Portanto, o uso de substâncias torna-se um problema, quando o objetivo é provocar alterações mentais (nas sensações, no grau de consciência e no estado emocional) levando o uso continuado à dependência física e/ou psicológica.
São substâncias que o indivíduo utiliza voluntariamente com o objetivo de atingir determinados estados de consciência.
Neste grupo incluem-se as substâncias consideradas legais, como o Álcool e o Tabaco.
De uma forma geral, a sociedade classificou os tipos de drogas de três formas diferentes: Estimulantes, Depressoras e Perturbadoras (Alucinógenas). Este artigo irá servir exatamente para explicar em que consiste cada um destes tipos de droga, assim como os efeitos por eles transmitidos para o organismo de quem a ingere (com muita ou pouca frequência).



Drogas frequentemente utilizadas

Os estudos efetuados sobre o uso de drogas na adolescência geralmente não reflete a realidade já que as pesquisas efetuadas nas escolas não consideram, em regra, os alunos que já abandonaram os estudos em
virtude do uso/abuso de drogas. Independentemente da população pesquisada, as substâncias utilizadas com maior frequência são as consideradas de uso lícito: o tabaco e o álcool.
O haxixe é considerado por muitos jovens adolescentes uma substância inofensiva e que não vicia, sendo muitas vezes a porta de entrada para o uso de substâncias potencialmente mais nocivas à saúde, como a heroína e a cocaína.


                                                              ***
As Irmãs Passionistas
Os Passionistas são uma Congregação Religiosa fundada por S. Paulo da Cruz em 1720 e estende-se hoje a 59 países, nos 5 continentes, continuando a anunciar a Paixão de Jesus como “o remédio mais eficaz contra os males do mundo” (S. Paulo da Cruz).
Destinam-se a assegurar à criança em risco o acolhimento urgente e transitório, decorrente de situações como o abandono, maus-tratos, negligência ou outros fatores, proporcionando condições essenciais para a definição de um projeto de vida adequado.
Tem como objetivo assistir e educar integralmente a criança, a partir de valores éticos, cristãos e da identidade Passionista, para a sua realização plena e comprometida com uma sociedade solidária. Os projetos sociais são de especial importância para o desenvolvimento das crianças e no auxílio das famílias como célula social primária. Visando o desenvolvimento que não seja apenas económico e financeiro mas também social, humano, equitativo e participativo ao nível local.




                                                                     ******
CPCJ (Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em risco)
As Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) definem-se como instituições oficiais não judiciárias com autonomia funcional que visam promover os direitos da criança e do jovem e revenir ou pôr termo a situações susceptíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.
Considera-se que a criança ou o jovem está em perigo quando, designadamente, se encontra numa das seguintes situações:
Está abandonada ou vive entregue a si própria;
Sofre maus tratos físicos ou psíquicos ou é vítima de abusos sexuais;
Não recebe os cuidados ou a afeição adequados à sua idade e situação pessoal;
É obrigada a atividade ou trabalhos excessivos ou inadequados à sua idade, dignidade e situação pessoal ou prejudiciais à sua formação ou desenvolvimento;
Está sujeita, de forma direta ou indireta, a comportamentos que afetem gravemente a sua segurança ou o seu equilíbrio emocional;
Assume comportamentos ou se entrega a atividades ou consumos que afetem gravemente a sua saúde, segurança, formação, educação ou desenvolvimento sem que os pais, o representante legal ou quem tenha a guarda de factos lhes oponham de modo adequado a remover essa situação.
A intervenção para a promoção dos direitos e proteção da criança e do jovem em perigo obedece aos seguintes princípios:
Interesse superior da criança - a intervenção deve atender prioritariamente aos interesses e direitos da criança e do jovem;
Privacidade - a promoção dos direitos da criança e do jovem deve ser efetuada no respeito pela intimidade, direito à imagem e reserva da sua vida privada;
Intervenção precoce - a intervenção deve ser efetuada logo que a situação de perigo seja conhecida;
Intervenção mínima - a intervenção deve ser desenvolvida exclusivamente pelas entidades e instituições cuja ação seja indispensável à efetiva promoção dos direitos e à proteção da criança e do jovem em perigo.




                                                        *********************



08 junho 2012

Tipologias das Técnicas - Dinâmicas de Grupo

Kurt Lewin


Biografia
Psicólogo social alemão, Kurt Lewin nasceu a 9 de setembro de 1890, na pequena aldeia de Mogilno, na Alemanha, país onde estudou nas Universidades de Freiburg, Munique e Berlim, tendo-se doutorado nesta última em 1914. Após ter servido no exército alemão durante a Primeira Guerra Mundial, juntou-se ao Instituto de Psicanálise de Berlim. Em 1933 mudou-se para os Estados Unidos da América onde foi convidado para assistente na Universidade Estatal de Iowa no Iowa´s Child Welfare Research, prestando serviços nesta instituição de 1935 a 1945.
Posteriormente, fundou e tornou-se diretor do Centro de Pesquisa para Dinâmica de Grupo (Research Center for Group Dinamics) no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Ocupou este cargo até à sua morte.
Lewin morreu a 12 de fevereiro de 1947 em Newtonville, tendo deixado obras importantes como The research center for group dynamics at Massachusetts Institute of Technology (1945), Frontiers group dynamics (1948) e Psychologie dynamique, les relations humaines (1959).





Contributo

Lewin propôs que o comportamento humano fosse visto como parte de um continuum com variações individuais e diferentes da norma, como resultado de tensões entre as perceções do self e do ambiente.

Contudo, para bem compreender e predizer o comportamento humano, é necessário ter em conta todo o campo psicológico  e o seu contexto social.

 A universalidade dos acontecimentos no espaço de vida determina o comportamento a cada momento.
Ao longo do seu trabalho, Lewin verificou a existência de dificuldades de comunicação junto das pessoas com quem trabalhava.

Resolveu, então, convidá-las para um encontro informal para falarem de assuntos triviais surgindo, assim, o primeiro grupo de desenvolvimento pessoal. Foi ainda neste contexto que Lewin se deu conta da importância do feedback dentro de um grupo, formulando três hipóteses:

 a) a integração do grupo só acontece, e a criatividade só é aproveitada no bom sentido, quando a comunicação entre os membros do grupo for autêntica e aberta;

b) o relacionamento humano não é um dom inato, mas sim fruto de aprendizagem;

c) é necessário cada indivíduo pôr em causa os seus esquemas pessoais de comunicação normais e ter consciência de que é preciso empenho para mudar.


Kurt Lewin devotou os últimos anos da sua vida à pesquisa da dinâmica de grupos, acreditando que os grupos alteram o comportamento individual dos seus constituintes.

 Na base das suas análises estão os efeitos dos métodos de liderança democrático, autocrático e de laissez-faire.

Lewin afirmou estar convencido que os grupos pequenos operam com mais sucesso quando conduzidos de forma democrática.


www.infopedia.pt/$kurt-lewin

16 maio 2012

Questões Sociais

 

Relações Interpessoais

"Qualquer um pode zangar-se, isso é fácil…
Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa - não é fácil."
Aristóteles
Ética e Nicómaco

Extraído do livro Teorias e Modelos de Comunicação -2ª edição
Freixo, M., Lisboa 2011

22 abril 2012

Glossário de Comunicação


Fatores facilitadores da comunicação interpessoal

Empatia

Gardner, um psicólogo americano, definiu sete tipos de inteligência - inteligência linguística, inteligência lógico-matemática, inteligência visual-espacial, inteligência quinestésica, inteligência musical, inteligência interpessoal e inteligência intrapessoal, a que temos vindo a dedicar uma série de artigos, debruçando-se este sobre a inteligência interpessoal.

Inteligência interpessoal

Características: A competência básica fundamental deste tipo de inteligência é o talento para compreender os outros, pelo que as pessoas com esta inteligência desenvolvida têm grande facilidade em estabelecer empatia. Relacionam-se, interagem e trabalham bem com outros indivíduos, tendo facilidade em os motivar a persistir na busca dos objetivos comuns. Conseguem compreender e interpretar os sentimentos, as motivações e as intenções dos outros. Interagem de forma eficaz, mobilizando competências variadas, particularmente no âmbito da comunicação verbal e não verbal. São também eficazes na gestão de conflitos. Gostam de conviver e fazem amigos facilmente. Têm mais proveito quando estudam em grupo, podendo aí trocar ideias com outros colegas e dar e receber apoio mútuo. Não apreciam trabalhar sozinhas.

http://www.educare.pt/educare/Opiniao.Artigo

                                                 ****************************
Glossário

A

Abordagem centrada na pessoa

Terapia que se baseia na premissa fundamental de que o indivíduo tem dentro de si próprio vastos recursos para a auto compreensão e para alterar os seus conceitos, atitudes e comportamentos.


Axiomas da Comunicação

A abordagem interdisciplinar permitiu formular cinco axiomas de comunicação:

1 Impossibilidade de não comunicar;
2 Níveis da comunicação: conteúdo e relação;
3 Pontuação da sequência;
4 Comunicação digital e comunicação analógica;
5 Interação simétrica e complementar
 

B

Banda desenhada – é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais variados géneros e estilos.


C

Canal - Também chamado de veículo, é o espaço situado entre o emissor e o receptor

Canal de propagação – pode se referir ao aparelho tecnológico utilizado no processo comunicacional para transferir mensagens entre um emissor e um receptor.


Carta – é o elemento postal mais importante, constituída por algumas folhas de papel fechadas em um envelope, que é selado e enviado ao destinatário da mensagem através do serviço dos Correios.


Cartaz – (também chamado póster) é um suporte, normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. Sua função principal é a de divulgar informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético. Além da sua importância como meio de publicidade e de informação visual, o cartaz possui um valor histórico como meio de divulgação em importantes movimentos de caráter político ou artístico.


Codificador - é constituído pelo mecanismo pelo qual a mensagem é elaborada para que possa ser transmitida

Computador – é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados

Comunicação audiovisual – é todo meio de comunicação expressa com a utilização conjunta de componentes visuais (signos, imagens, desenhos, gráficos etc.) e sonoros (voz, música, ruído, efeitos onomatopeicos etc.), ou seja, tudo que pode ser ao mesmo tempo visto e ouvido.

Comunicação interpessoal – é um método de comunicação que promove a troca de informações entre duas ou mais pessoas.

Comunicação intrapessoal – é a comunicação que uma pessoa tem consigo mesma.

Comunicação de Massa - pronunciamentos, Jornais, revistas, cinema, televisão, rádio, Website, CDs, Videocassetes

Comunicação Social – é um campo de conhecimento acadêmico que estuda a comunicação humana e questões que envolvem a interação entre os sujeitos em sociedade.

Comunicação Visual –é todo meio de comunicação expresso com a utilização de componentes visuais, como: signos, imagens, desenhos, gráficos, ou seja, tudo que pode ser visto.

Conotação – é o conjunto de caracteres compreendidos na significação de um dado termo, conceito, etc. Além do sentido referencial, literal, cada palavra remete a inúmeros outros sentidos.

Debate – é uma discussão amigável entre duas ou mais pessoas que queiram apenas colocar suas idéias em questão ou discordar das demais, sempre tentando prevalecer a sua própria opinião ou sendo convencido pelas opiniões oposta.

Dialeto – é a forma como uma língua é realizada numa região específica.

Diálogo – é uma conversação estabelecida entre duas ou mais pessoas.

Discussão ou troca de idéias, conceitos, opiniões, objetivando a solução de problemas e a harmonia.

Diário – é um jornal que circula diariamente. Em pesquisa, caderno em que a pessoa pesquisada de forma contínua faz as anotações a respeito do que está sendo pedido (como hábito de consumo de média, de produtos, etc).

Discurso – é uma exposição metódica sobre certo assunto.



E

Exibição – Acto de exibir; apresentar, comunicar, Exposição

Emissor - é a pessoa que pretende comunicar uma mensagem, pode ser chamada de fonte ou de origem. a) Significado: corresponde à ideia, ao conceito que o emissor deseja comunicar. b)



F

Fala – Ato ou efeito de falar, timbre de voz, elocução, estilo.

Feedback - Em comunicação, todo e qualquer retorno do target à comunicação feita pela empresa, seja através de pesquisa, de um mecanismo de resposta, telefone, etc. ou de forma espontânea.

Folder - Folheto publicitário constituído de uma única folha, com uma ou mais dobras.



H

Idioma – Linguagem de uma nação, considerada nos seus caracteres especiais, língua, dialeto.


M

Média - significa meio de comunicação. Termo utilizado para designar as formas de comunicação, no seu conjunto ou em particular

Meio de comunicação - refere-se ao instrumento ou à forma de conteúdo utilizados para a realização do processo comunicacional (jornal, revista, rádio, televisão etc.). Multimédia - é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de média estática (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de média dinâmica (vídeo, áudio, animação.

Mensagem - comunicação verbal ou escrita; notícia; recado

Meio de comunicação - refere-se ao instrumento ou à forma de conteúdo utilizados para a realização do processo comunicacional.



N

Notícia - é um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. É a matéria-prima do jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento socialmente relevante que merece publicação numa média. Factos políticos, sociais, económicos, culturais, naturais e outros podem ser notícia se afetarem indivíduos ou grupos significativos para um determinado veículo de imprensa



R

Receptor - é a etapa que recebe a mensagem, a quem é destinada.

Ruído - é a perturbação dentro do processo de comunicação.