08 junho 2012

Tipologias das Técnicas - Dinâmicas de Grupo

Kurt Lewin


Biografia
Psicólogo social alemão, Kurt Lewin nasceu a 9 de setembro de 1890, na pequena aldeia de Mogilno, na Alemanha, país onde estudou nas Universidades de Freiburg, Munique e Berlim, tendo-se doutorado nesta última em 1914. Após ter servido no exército alemão durante a Primeira Guerra Mundial, juntou-se ao Instituto de Psicanálise de Berlim. Em 1933 mudou-se para os Estados Unidos da América onde foi convidado para assistente na Universidade Estatal de Iowa no Iowa´s Child Welfare Research, prestando serviços nesta instituição de 1935 a 1945.
Posteriormente, fundou e tornou-se diretor do Centro de Pesquisa para Dinâmica de Grupo (Research Center for Group Dinamics) no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Ocupou este cargo até à sua morte.
Lewin morreu a 12 de fevereiro de 1947 em Newtonville, tendo deixado obras importantes como The research center for group dynamics at Massachusetts Institute of Technology (1945), Frontiers group dynamics (1948) e Psychologie dynamique, les relations humaines (1959).





Contributo

Lewin propôs que o comportamento humano fosse visto como parte de um continuum com variações individuais e diferentes da norma, como resultado de tensões entre as perceções do self e do ambiente.

Contudo, para bem compreender e predizer o comportamento humano, é necessário ter em conta todo o campo psicológico  e o seu contexto social.

 A universalidade dos acontecimentos no espaço de vida determina o comportamento a cada momento.
Ao longo do seu trabalho, Lewin verificou a existência de dificuldades de comunicação junto das pessoas com quem trabalhava.

Resolveu, então, convidá-las para um encontro informal para falarem de assuntos triviais surgindo, assim, o primeiro grupo de desenvolvimento pessoal. Foi ainda neste contexto que Lewin se deu conta da importância do feedback dentro de um grupo, formulando três hipóteses:

 a) a integração do grupo só acontece, e a criatividade só é aproveitada no bom sentido, quando a comunicação entre os membros do grupo for autêntica e aberta;

b) o relacionamento humano não é um dom inato, mas sim fruto de aprendizagem;

c) é necessário cada indivíduo pôr em causa os seus esquemas pessoais de comunicação normais e ter consciência de que é preciso empenho para mudar.


Kurt Lewin devotou os últimos anos da sua vida à pesquisa da dinâmica de grupos, acreditando que os grupos alteram o comportamento individual dos seus constituintes.

 Na base das suas análises estão os efeitos dos métodos de liderança democrático, autocrático e de laissez-faire.

Lewin afirmou estar convencido que os grupos pequenos operam com mais sucesso quando conduzidos de forma democrática.


www.infopedia.pt/$kurt-lewin

Sem comentários:

Enviar um comentário

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR!

Todos comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que tem relação com o assunto do post.