29 dezembro 2011

Está a procura de emprego/trabalho?

Surgiram novos empregos e foram extintos outros

Fique atento às novas tendências…

Novas competências nos trabalhadores, como, trabalho em grupo, autonomia e responsabilidade individual.

A entrada das mulheres no mercado de trabalho

A globalização e a concorrência

Flexibilidade nos horários

Maior mobilidade profissional

Polivalência nas tarefas e funções

Flexibilidade e bom relacionamento interpessoal

Rotação profissional

As novas tecnologias de informação e comunicação

Qualificação profissional

28 dezembro 2011

Pegadas na areia - Feliz 2012

Uma noite eu tive um sonho. Sonhei que estava andando na praia com o Senhor e através do Céu, passavam cenas da minha vida. Para cada cena que se passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia; Um era meu e o outro do Senhor. Quando a última cena da minha vida passou Diante de nós, olhei para trás, para as pegadas Na areia e notei que muitas vezes, no caminho da Minha vida havia apenas um par de pegadas na areia. Notei também, que isso aconteceu nos momentos Mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso entristeceu-me deveras, e perguntei Então ao Senhor. "- Senhor, Tu me disseste que, uma vez que eu resolvi Te seguir, Tu andarias sempre comigo, todo o caminho mas, notei que durante as maiores atribulações do meu viver havia na areia dos caminhos da vida, apenas um par de pegadas. Não compreendo porque nas horas que mais necessitava de Ti, Tu me deixastes." O Senhor me respondeu: "- Meu precioso filho. Eu te amo e jamais te deixaria nas horas da tua prova e do teu sofrimento. Quando vistes na areia, apenas um par de pegadas, foi exactamente aí que EU, nos braços...Te carreguei."

27 dezembro 2011

Alavancas do Progresso 2012

Em 2012 vislumbra um novo horizonte. Almejamos um futuro de novas oportunidades, justiça social e desenvolvimento. Desejamos que em nosso país surjam novos desafio. Como Saúde, educação, segurança, trabalho e cidadania. Neste ano que se inicia, que todos possam unir na construção de um futuro onde todos os cidadãos encontram iguais oportunidades de crescer. No entanto, as respostas a esses desafios é que decidem o futuro de Portugal.

26 dezembro 2011

Motivação

Em 2012 seja uma pessoa motivada!
"Toda manhã, na África, uma gazela acorda.
Ela sabe que precisa de correr mais rápido do que o leão ou morrerá.
Toda manhã, na África, um leão acorda.
Ele sabe que precisa ultrapassar a velocidade da gazela mais lenta ou morrerá de fome.
Não importa se você é um leão ou uma gazela.
Quando o sol nascer, é melhor você estar correndo."
Neste Novo Ano que se inicia, caminhe e prossiga em frente, a fim de que todos os seus sonhos sejam concretizados.
Seja sempre uma pessoa motivada

23 dezembro 2011

Identidade e Pertença

Não escolhemos o meio onde nascemos, que condiciona,
mas não determina os papéis que ocupamos como atores.”
A identidade é uma construção que se faz com atributos culturais, isto é, ela se caracteriza pelo conjunto de elementos culturais adquiridos pelo indivíduo através da herança cultural.
A identidade confere diferenças aos grupos humanos. Ela se evidencia em termos da consciência da diferença e do contraste do outro. A autora cita (Bourdieu 1999: 4) quando refere que a forma como cada categoria social vive e sente o posicionamento que ocupa na sociedade é afetada pelas interações sociais que ocorrem dentro dos microcosmos sociais, tais como a família alargada, o trabalho e a vizinhança. Estas interações sociais poderão ser fonte de sofrimento social coletivo ou individual, quando, por exemplo, contribuem para o isolamento, para a exclusão e para o desempoderamento (disempowerment) das pessoas. Neste sentido, a proposta seria de uma educação voltada para a diversidade colocada a todos nós, educadores socioprofissionais, o grande desafio de estar atentos às diferenças económicas, sociais e raciais e de buscar o domínio de um saber crítico que permita interpretá-las.
Referência electrónica
Elizabeth Pilar Challinor, « Identidade e pertença: para além das dimensões materiais do sofrimento social Etnográfica [Online], vol. 15 (3), posto online em 23 octobre 2011. URL : http://etnografica.revues.org/1044 DOI : en cours d'attribution

Solidariedade - Doutores da alegria

Émile Durkeim (1858-1917) integra o grupo de cientistas sociais considerados fundadores da sociologia. Em 1893 ele publicou sua tese de doutoramento, intitulada “De la Division du Travail Social”, estudo em que aborda a interação social entre os indivíduos que integram uma coletividade maior: a sociedade.
Da perspectiva sociológica de Durkeim, uma sociedade só é possível existir a partir de um determinado grau de consenso entre os indivíduos e bem como a própria coesão social. No entanto, esta coesão baseia-se no acordo comum entre os indivíduos e que ele designa de “solidariedade”.
O ‘Doutores da Alegria’ é um grupo mobilizado, a partir da sociedade civil que integra, para levar humor, arte profissionalizada, acervo de conhecimentos e muita alegria para crianças internadas em hospitais, bem como aos seus familiares e às equipes de saúde. Esta organização conta também com um centro de estudos e uma eficaz gestão e obtenção de recursos.
Esta ONG – Organização não Governamental – não visa a captação de lucros, mas sim levar conforto e pílulas de felicidade ao público infantil enfermo. Seus integrantes têm como meta incentivar vivências divertidas para que esta camada da sociedade possa, mesmo a partir do desequilíbrio orgânico, instaurar em suas vidas uma interação salutar com as outras pessoas.
Oração
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor,
Onde houver ofensa , que eu leve o perdão,
Onde houver discórdia, que eu leve a união,
Onde houver dúvida, que eu leve a fé,
Onde houver erro, que eu leve a verdade,
Onde houver desespero, que eu leve a esperança,
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria,
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido,
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe
é perdoando que se é perdoado
e é morrendo que se nasce para a vida eterna...